PUBLICIDADE

África

Irmão do líder da Al-Qaeda é detido no Egito por apoio a Mursi

17 ago 2013 - 08h49
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O irmão do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi detido neste sábado no Egito por "apoio" ao deposto presidente islamita Mohamed Mursi, anunciaram fontes dos serviços de segurança. Mohamed al-Zawahiri, egípcio que mora no Cairo, foi detido em Giza, subúrbio da capital, segundo as fontes, que pediram anonimato.

Segundo uma fonte da agência EFE, Zawahiri é suspeito de envolvimento nos últimos ataques em Al Arish, capital da província do Norte do Sinai, no leste do país, onde as forças de ordem realizam desde o final de junho operações contra grupos armados e radicais.

Esta não é a primeira vez que o irmão do dirigente da Al-Qaeda é detido pelas autoridades. A primeira foi em 1999, nos Emirados Árabes Unidos, um ano depois de um tribunal egípcio o condenar à pena de morte por terrorismo. Após sua extradição ao Egito, ele passou 12 anos na prisão até março de 2011, quando saiu devido aos esforços das autoridades egípcias para pôr em liberdade presos islamitas detidos em casos políticos.

No entanto, pouco depois foi detido novamente por uma condenação à revelia que pesava sobre ele desde 1998 pelo caso dos "retornados da Albânia", referente a combatentes jihadistas que se uniram à resistência muçulmana nos Bálcãs entre 1992 e 1999 e que mais tarde foram extraditados a países como o Egito. Em março de 2012, um tribunal militar o declarou inocente e ordenou sua libertação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade