PUBLICIDADE

África

Irmandade Muçulmana convoca participação em massa em funerais

15 ago 2013 - 07h22
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Irmandade Muçulmana convocou seus seguidores a participarem nesta quinta-feira dos funerais de alguns dos mortos nos confrontos de ontem no Egito, que serão realizados em uma mesquita no bairro de Cidade Nasser, no Cairo.

O porta-voz da Irmandade, Gehad Haddad, pediu em sua conta pessoal no Twitter que os islamitas compareçam na mesquita, onde estão muitos corpos das vítimas dos confrontos, para honrar os "mártires" da quarta-feira, quando pelo menos 525 pessoas morreram, segundo o último número do Ministério da Saúde.

A mesquita fica próxima à praça de Rabea al Adauiya, onde ficava o principal acampamento dos islamitas e que foi evacuado ontem. O local, segundo constatou a Agência Efe, transformou-se em um necrotério improvisado.

Milhares de simpatizantes da Irmandade Muçulmana estão concentrados nesta mesquita e seus arredores, rezando e chorando seus mortos entre gritos de "Alá é o maior". Os corpos, envolvidos em lençóis brancos, estão sendo conservados de forma precária em blocos de gelo e com ventiladores.

Ao longo do dia, está previsto que os islamitas realizem manifestações para condenar a violência policial. Só em Rabea al Adauiya morreram 200 pessoas.

Vídeo mostra Egito deserto e em chamas após massacre:

A Aliança para a Defesa da Legitimidade, que inclui a Irmandade Muçulmana, disse ontem que sua resistência é pacífica e fez uma nova chamada para que as vigílias e protestos continuem em todo o país.

Após o início do despejo de dois acampamentos no Cairo, a violência se estendeu por todo o país, com enfrentamentos entre islamitas e forças de segurança, e ataques a delegacias, edifícios governamentais e igrejas.

As autoridades decretaram estado de emergência durante um mês e toque de recolher por tempo indefinido pelos distúrbios.

infográfico massacre egito
infográfico massacre egito
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade