PUBLICIDADE

Europa

Irlandesas filhas de imã são detidas em invasão de mesquita no Cairo

17 ago 2013 - 17h25
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas irlandesas, filhas do imã da principal mesquita da Irlanda, foram presas após a evacuação à força de uma mesquita no Cairo pela polícia egípcia, informou uma das jovens por telefone à televisão pública irlandesa RTE. Omaima Halawa, de 21 anos, Somaia, de 27, Fatima, de 23, e Ibrahim, de 17, contaram por telefone à RTE que estavam na mesquita Al Fath, no centro do Cairo, onde vários manifestantes islamitas estavam entrincheirados, cercados pela polícia desde este sábado pela manhã.

Homem ferido é transferido de cadeiras de rodas a hospital improvisado após o massacre
Homem ferido é transferido de cadeiras de rodas a hospital improvisado após o massacre
Foto: AFP

A família se refugiou na mesquita Al Fath depois que dezenas de pessoas morreram em confrontos entre simpatizantes e adversários do presidente egípcio deposto Mohamed Mursi, na sexta-feira. Omaima Halawa e sua irmã Fatima foram detidas pela polícia egípcia durante a evacuação da mesquita. Ainda não se sabe o paradeiro das duas jovens.

Antes de ser presa, Omaima contou à RTE que as forças de segurança egípcias que cercavam a mesquita alertaram que atirariam em qualquer pessoa que tentasse deixar o prédio. "Estamos cercados na mesquita. Há uma pequena passagem, por onde as forças de segurança entraram. Invadiram há vários minutos e jogaram gás lacrimogêneo", relatou Omaima, que disse ter feito contato por telefone com a embaixada da Irlanda.

"Queremos um meio seguro de saída para nós quatro. Não confio (nas forças de segurança), nem nos selvagens. Ameaçaram me matar", completou.

Um porta-voz do Ministério irlandês das Relações Exteriores "confirmou estar em contato com o grupo". "Também podemos confirmar que o pessoal da embaixada entrou em contato com as autoridades egípcias", afirmou esse porta-voz, em entrevista à RTE.

As quatro jovens estavam de férias no Egito. Seu pai, Hussein Halawa, é o imame do centro cultural islâmico da Irlanda, que fica no bairro de Clonskeagh (sul de Dublin). Ele também está à frente do Conselho Irlandês de Imames.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade