PUBLICIDADE

Mundo

Manifestantes líbios invadem embaixada russa em Trípoli

5 fev 2012 - 09h56
(atualizado às 11h11)
Compartilhar

Dezenas de manifestantes líbios invadiram a embaixada russa em Trípoli neste domingo, em protesto contra o veto de Moscou ao projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria, e levantaram uma bandeira verde, branca e preta, conforme constatou a Agência Efe.

Homem diz que foi torturado porque os rebeldes suspeitavam que ele apoiava o regime de Muammar kadafi
Homem diz que foi torturado porque os rebeldes suspeitavam que ele apoiava o regime de Muammar kadafi
Foto: AFP

Os manifestantes também pediam ao Conselho Nacional de Transição (CNT) - organismo de governo provisório líbio - que expulse o embaixador russo na Líbia, em protesto contra a decisão da Rússia de impedir que o principal órgão de decisões da ONU condenasse o regime de Bashar al-Assad pela sangrenta repressão na Síria.

No momento da invasão, que não resultou em danos físicos ou materiais, o embaixador russo não estava no prédio, mas havia vários funcionários da missão diplomática, que tiveram de abandonar o local, segundo disseram vários manifestantes. Os jovens acusavam a Rússia de apoiar governos árabes tirânicos durante as revoltas da Primavera Árabe e de negar apoio à revolução popular na Líbia, que derrubou o regime do ditador Muammar Kadafi em outubro do ano passado.

Até o momento, o CNT não se pronunciou sobre a postura russa no Conselho de Segurança, nem sobre a invasão da legação diplomático, que fica no bairro de Dahra, no centro de Trípoli. Vários países árabes criticaram neste fim de semana o veto que tanto Rússia como China impuseram no sábado ao projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU que condenaria o regime sírio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade