PUBLICIDADE

Mundo

Grupo pede dia de luto em memória de Kadafi nos países africanos

7 nov 2011 - 13h44
(atualizado às 14h25)
Compartilhar

O Conselho de Defesa de Obras Progressistas de Kadafi, um grupo pan-africanista do Benin, pediu nesta segunda-feira aos Governos africanos que dediquem um dia de luto nacional para homenagear o ex-líder líbio Muammar Kadafi, que morreu em 20 de outubro por revolucionários contrários ao seu regime.

"Exigimos a cada um dos 53 Estados africanos que declarem luto nacional por um dia em memória do pan-africanista Muammar Kadafi", disse à agência EFE o ex-ministro beninense Ali Houdou, presidente do Conselho.

O grupo pediu que esses mesmos países batizem ruas das capitais africanas com o nome de Kadafi, com o objetivo de "manter acesa a chama pan-africanista no coração das gerações mais jovens".

Houdou afirmou que comprovou com "profundo pesar a incapacidade da União Africana e de alguns chefes de Estado africanos de resolver a crise da Líbia sem a intervenção do imperialismo ocidental e arrogante".

O ex-ministro denunciou a "interpretação injusta e contrária à verdade que pretende escurecer os 42 anos de gestão" do regime do coronel Kadafi, que morreu nas mãos dos rebeldes líbios Sirte, sua cidade natal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade