PUBLICIDADE

Mundo

Combatente diz que Kadafi foi encontrado em buraco em Sirte

20 out 2011 - 11h39
(atualizado às 15h40)
Compartilhar

Um combatente leal às autoridades do governo interino da Líbia disse à BBC que encontrou o coronel Muammar Kadafi em um buraco em Sirte e que o ex-líder teria pedido que ele não atirasse. O combatente brandia uma pistola dourada que dizia ter pertencido a Kadafi.

Vídeo mostra suposto corpo de Kadafi em Sirte:

Mohammed el-Bibi, que tem cerca de 20 anos, foi colocado nos ombros de outros membros das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) ao dar a notícia sobre Kadafi, segundo o correspondente da BBC em Sirte, Gabriel Gatehouse. "Eles repetiam a frase 'Deus é grande', em árabe, e atiravam para o alto em comemoração", diz Gatehouse.

El-Bibi disse à BBC que encontrou o ex-líder líbio dentro de um buraco no chão em Sirte. O coronel teria dito a ele: "Não atire".

A captura de Kadafi ainda não foi confirmada por fontes independentes e ainda não se sabe se o ex-líder líbio está vivo ou foi morto.

Celebração
Dois meses após a tomada de Trípoli pelas forças do CNT, a maior parte da cidade natal de Kadafi, Sirte, já está nas mãos do governo interino. Segundo Gabriel Gatehouse, dezenas de líbios comemoram a notícia da captura de Kadafi nas ruas.

Se for confirmada, a queda de Kadafi marca uma virada na revolução líbia. Espera-se que os conflitos cheguem ao fim e que o processo de reconstrução política tenha início no país.

Mapa localiza cidade onde Kadafi foi capturado

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade