PUBLICIDADE

Mundo

Líbia: combatentes reforçam caçada a "rato" Kadafi em Sirte

19 out 2011 - 10h31
(atualizado às 11h04)
Compartilhar

As forças do governo provisório líbio tentam nesta quarta-feira retomar a ofensiva na cidade de Sirte, depois de serem rechaçados por combatentes leais ao ex-governante Muammar Kadafi.

Foguete deixa rastro de fumaça em Sirte em mais um dia de combates pelo controle da cidade-natal de Kadafi
Foguete deixa rastro de fumaça em Sirte em mais um dia de combates pelo controle da cidade-natal de Kadafi
Foto: AFP

"Só pensamos em apanhar o rato Kadafi. Estamos indo devagar, passo a passo. Somos pacientes há 42 anos", disse um combatente, referindo-se ao tempo em que o regime de Kadafi durou.

Sirte, cidade natal e um dos últimos bastiões de Gaddafi, está há semanas cercada por forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), que em sua nova ofensiva usaram foguetes, fuzis e tanques para bombardear a zona central.

As forças do CNT improvisam seu arsenal. Na quarta-feira, chegou à frente de combate uma escavadeira com uma blindagem adaptada com concreto e chapas de aço. O veículo parecia um pequeno barco devido à proa saliente, e tinha uma torre de tanque. Manobrando-o, um homem usando boné preto de capitão naval acabou abalroando um poste de luz.

Combatentes do governo gritaram "Allahu Akbar" ("Deus é grande") ao ver que a escavadeira conseguia, aos trancos, avançar na direção das barricadas montadas pelos partidários de Kadafi com veículos e contêineres navais.

A dificuldade do CNT em capturar Sirte gera questionamentos sobre a capacidade do novo governo para exercer sua autoridade em todo o país, e faz o governo provisório adiar o início da prometida democratização da Líbia.

Na segunda-feira, as forças do CNT capturaram o outro reduto importante que restava para Kadafi, a cidade de Bani Walid, no deserto. Há poucos dias, as forças do CNT estavam prestes a declarar vitória em Sirte, mas na terça-feira foram obrigados a recuar sob intensos disparos.

No canto leste da orla marítima da cidade, na terça-feira, um repórter da Reuters viu o local onde horas antes morteiros mataram 13 combatentes do CNT, segundo testemunhas. O sangue de uma das vítimas manchava a escadaria de uma casa próxima.

Vários locais da cidade que na véspera estavam firmemente sob controle das forças do CNT passaram a ser alvo de disparos das forças kadafistas.

A ofensiva do CNT - feita principalmente por combatentes amadores - tem sido atrapalhada pela falta de coordenação. Unidades que chegaram a Sirte vindas de Benghazi (a leste) e Misrata (a oeste) perderam soldados ao trocarem disparos entre si por engano.

Kadafi, que teve sua prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional por causa das acusações de ordenar a morte de civis, está foragido, provavelmente nos confins do deserto líbio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade