PUBLICIDADE

África

Antigo premiê do regime líbio foge para a Itália

20 ago 2011 - 10h34
(atualizado às 12h09)
Compartilhar

Abdesalem Khalud, ex-número dois do regime líbio de Muamar Kadhafi, viajou para a Itália, informaram neste sábado fontes governamentais líbias, horas depois que os insurgentes anunciaram que este dirigente afastado do poder nos anos 1990 se somou à rebelião.

"Khalud viajou com sua família do aeroporto (da ilha tunisiana) de Yerba para a Itália", afirmaram estas fontes governamentais líbias, enquanto que uma fonte governamental tunisiana confirmou a informação. O porta-voz dos rebeldes, o coronel Ahmed Omar Bani Bani, havia indicado à AFP na véspera que Khalud havia deixado Trípoli e se unira à rebelião.

"Por razões de segurança, não podemos revelar onde está exatamente", destacou o coronel Bani em Benghazi, "capital" da rebelião no leste do país. Companheiro de Kadhafi desde sua chegada ao poder, Khalud foi considerado durante muito tempo o segundo homem do regime, mas acabou afastado do poder em meados dos anos 90, por divergências com Kadhafi.

Figura muito popular na Líbia, esteve sob vigilância do regime durante longo tempo. Premier líbio de 1972 a 1977, foi também vice-premier, ministro das Finanças e titular da Indústria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade