PUBLICIDADE

Mundo

Jogador de xadrez expôs posição do país a Kadafi, diz Rússia

14 jun 2011 - 11h32
(atualizado às 11h49)
Compartilhar

O Kremlin indicou nesta segunda-feira que o presidente russo da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Kirsan Ilyumzhinov, expôs ao coronel Muammar Kadafi a posição oficial da Rússia sobre a Líbia em uma visita a Trípoli.

Ilyumzhinov e Kadafi travam duelo sobre o tabuleiro de xadrez; fora do bunker, a Líbia em guerra civil
Ilyumzhinov e Kadafi travam duelo sobre o tabuleiro de xadrez; fora do bunker, a Líbia em guerra civil
Foto: TV Líbia / Reuters

"Segundo as informações de que dispomos, Kirsan Ilyumzhinov, durante sua conversa com Muammar Kadafi, expôs a posição oficial da Rússia sobre os acontecimentos na Líbia", declarou o conselheiro diplomático do presidente russo, Serguei Prikhodko, citado pela agência Itar-Tass.

"A administração presidencial russa estava ciente de todos os detalhes desta visita", acrescentou sem apresentar maiores detalhes.

Ilyumzhinov afirmou que seu encontro no domingo com Kadafi, com o qual jogou uma partida de xadrez, não tinha caráter político e que não havia recebido instruções a respeito das autoridades russas.

Consultado nesta terça-feira em uma entrevista coletiva à imprensa em Moscou, Ilyumzhinov respondeu que não faria "mais comentários políticos" sobre seu encontro com Kadafi.

Ilyumzhinov, personagem excêntrico que disse certa vez ter se encontrado com extraterrestres usando "escafandros amarelos", ressaltou que esta visita estava prevista há um ano, com o objetivo de organizar na Líbia um torneio internacional de xadrez.

Multimilionário fã de limusines, Ilyumzhinov foi presidente da região russa de Kalmukia, de maioria budista, entre 1993 e 2010.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade