PUBLICIDADE

África

Incêndio em centro de amparo na Argélia deixa 18 refugiados mortos

24 nov 2015 - 09h41
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 18 pessoas de diferentes nacionalidades africanas morreram e outras 37 ficaram feridas em um incêndio em um centro de amparo na cidade de Uargla, na Argélia, informou nesta terça-feira a agência de notícias APS.

A Defesa Civil indicou, segundo a APS, que o incêndio começou às 3h (meia-noite em Brasília) em um campo de refugiados subsaarianos em Uargla, a 750 quilômetros ao sul de Argel.

Em entrevista à rádio nacional, o tenente-coronel, Karim Benzidan, indicou que o incêndio foi provocado pela "explosão de vários bujões de gás butano, utilizados para calefação" no centro, que abriga 650 refugiados.

As equipes de Defesa Civil foram ao local ajudar a retirar as vítmas do acidente, que foram transferidas ao hospital da cidade. A polícia abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do fogo, acrescentou Benzidan.

A região do Saara argelino, que faz fronteira com quatro países com um alto grau de instabilidade e pobreza, se transformou em lugar habitual de trânsito para milhares de subsaarianos que tentam chegar ao continente europeu em busca de uma vida melhor.

No início do ano, 413 imigrantes ilegais nigerinos foram repatriados pelo governo argelino, dentro de um programa de cooperação bilateral entre Argélia e Níger.

Embora não existam dados oficiais sobre o número de subsaarianos na Argélia, o especialista em migrações Mohammed Saib Mousette estima que haja 20 mil pessoas, principalmente do Níger e do Mali, e 40% deles estariam em trânsito dentro da Argélia, com a intenção de seguir viagem para a Europa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade