PUBLICIDADE

África

Hollande abordará crise egípcia nesta 6ª feira com Merkel e Cameron

16 ago 2013 - 06h40
(atualizado às 06h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, François Hollande, manterá nesta sexta-feira uma conversa telefônica com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para abordar a crise no Egito, informou o Palácio do Eliseu.

O contato telefônico com Merkel, segundo a sede da Presidência francesa, será realizado às 9h (de Brasília), enquanto a chamada com Cameron está prevista para cocorrer às 13h40 (de Brasília).

O Egito se encontra em uma espiral de violência desde a última quarta-feira, quando a polícia realizou uma operação na capital para desmontar dois acampamentos mantidos pelos seguidores do deposto presidente egípcio Mohammed Mursi.

De acordo com a última apuração divulgada pelas autoridades egípcias, pelo menos 578 morreram na última quarta e outras 4,2 mil ficaram feridas. No entanto, as autoridades ainda não apresentou o número de vítimas dos distúrbios registrados ontem.

Hollande convocou ontem o embaixador egípcio na capital francesa, Mohammed Kamel, para lhe transmitir a "grande preocupação" da França perante a situação, assim como os governos da Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.

Nessa reunião, segundo fontes do Palácio de Eliseu, o chefe do Estado francês pediu a cessação "imediata" da repressão e cobrou todos os esforços possíveis para evitar uma guerra civil.

Hollande, que encerrou suas férias para abordar esta crise, ressaltou que o direito de se manifestar deve respeitado no país árabe, lembrando que os manifestantes, por outro lado, devem atuar de maneira pacífica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade