PUBLICIDADE

Mundo

Herdeiro de Kadafi, Saif al-Islam é capturado em Sirte

20 out 2011 - 14h58
(atualizado às 15h49)
Compartilhar

A emissora árabe Al Jazeera informou nesta quinta-feira que Saif al-Islam, filho do ex-líder líbio Muammar Kadafi e antigo herdeiro ao governo do país, foi ferido e preso durante confronto com combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) do país. Segundo a AP, ele teria sido levado para um hospital.

Conheça a história do ex-ditador líbio Muammar Kadafi:

Contudo, a informação não foi confirmada oficialmente. Anteriormente, o premiê do novo regime líbio, Mahmoud Jibril, disse que recebeu relatos de que Saif al-Islam foi encontrado perto da cidade de Sirte e que seu comboio estava sob ataque.

Muammar Kadafi foi morto nesta quinta-feira após um tiroteio com combatentes do CNT em Sirte. Um vídeo divulgado pela Al Jazeera mostra que Kadafi foi capturado com vida após ser ferido. Mas ele não resistiu aos ferimentos. O CNT confirmou que o corpo de Kadafi foi levado para Misrata.

Após a morte de Kadafi, o CNT também anunciou que outro filho do ditador, Moutassim, foi morto ao lado de seu chefe de inteligência, Abdullah al-Senussi.

Insurreição líbia culmina com queda de Sirte e morte de Kadafi

Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de agosto, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era em xeque.

Dois meses depois, os rebeldes invadiram Beni Walid, um dos últimos bastiões de Kadafi. Em 20 de outubro, os rebeldes retomaram o controle de Sirte, cidade natal do coronel e foco derradeiro do antigo regime. Os apoiadores do CNT comemoravam a tomada da cidade quando os rebeldes anunciaram que, no confronto, Kadafi havia sido morto. Estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham morrido desde o início da insurreição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade