PUBLICIDADE

África

Helicóptero egípcio entra no espaço aéreo de Gaza

12 jul 2013 - 20h13
(atualizado às 20h17)
Compartilhar

Um helicóptero militar egípcio penetrou na sexta-feira no espaço aérea da Faixa de Gaza, que é controlado por Israel, num incidente descrito por autoridades dos dois países como um erro de navegação, mas que pode sinalizar possível preocupação nas questões de segurança.

Pouco mais de uma semana depois da deposição por militares do presidente Mohamed Mursi, militantes mataram um policial egípcio e feriram outro em ataques a postos policiais da península do Sinai, que fica perto da fronteira com Gaza.

Em um episódio paralelo, autoridades egípcias prenderam na sexta-feira pistoleiros palestinos durante uma "tentativa de ataque a locais vitais no Sinai", segundo a imprensa estatal.

De acordo com uma fonte israelense de segurança, o helicóptero egípcio "cruzou equivocadamente para o espaço aéreo de Gaza e imediatamente retornou ao Egito". Testemunhas em Gaza disseram que ele permaneceu cerca de dez minutos no lado palestino. O grupo palestino Hamas, que governa Gaza, não quis comentar o caso. O Hamas nega as acusações egípcias de que manteria uma presença armada no Sinai.

(Reportagem de Nidal al-Mughrabi em Gaza, Ari Rabinovitch em Jerusalém, Yusri Mohamed, Noah Browning e Yasmine Saleh no Cairo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade