PUBLICIDADE

África

Funeral de vítimas de distúrbios termina com feridos em Port Said

27 jan 2013 - 11h22
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Várias pessoas ficaram feridas neste domingo por disparos de armas de fogo durante os funerais de 29 vítimas dos distúrbios de ontem na cidade egípcia de Port Said, segundo fontes médicas. Alguns feridos apresentavam ferimentos à bala e também há pessoas com sintomas de asfixia por gás lacrimogêneo, explicou à Efe o diretor do departamento de hospitais de Port Said, Abderrahman Farah.

Vítima é carregada em funeral coletivo dos mortos nos enfrentamentos de sábado no Egito
Vítima é carregada em funeral coletivo dos mortos nos enfrentamentos de sábado no Egito
Foto: AP

A televisão egípcia afirmou que o gás lacrimogêneo foi lançado de dentro de delegacias. Milhares de pessoas participaram dos funerais na mesquita de Maryam e seus arredores, onde não há presença das forças da ordem.

O Exército está desdobrado em outras zonas da cidade, como as delegacias, o Canal de Suez e os clubes das Forças Armadas. Por meio de um comunicado, o Exército pediu calma aos cidadãos de Port Said. "Todos têm direito a se expressar pacificamente sem afetar os interesses da pátria", diz o texto. O Exército advertiu que enfrentará "com seriedade" todo aquele que intimide os cidadãos e prejudique a segurança da pátria e sua estabilidade.

Ontem, 31 pessoas morreram em Port Said nos choques entre manifestantes e a polícia, depois que um tribunal recomendou a aplicação da pena de morte para 21 acusados de participar do massacre do estádio da cidade, em 1º de fevereiro, que terminou com 74 vítimas fatais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade