PUBLICIDADE

África

Forte explosão sacode mesquita no norte da Nigéria

28 nov 2014 - 14h14
Compartilhar

Uma explosão sacudiu nesta sexta-feira a Mesquita Central da cidade nigeriana de Kano (norte), próxima ao palácio do Emir, onde poderia ter provocado várias vítimas, informou o porta-voz da Força Militar Conjunta desta região, Ikechukwu Eze.

Uma bomba explodiu quando vários muçulmanos se preparavam para as orações da sexta-feira, e provocou uma correria entre os fiéis que fugiram para buscar refúgio, segundo o jornal nigeriano "Premium Times".

O incidente ocorreu em torno das 14h (horário local, 11h em Brasília), antes que o imã da mesquita, Sani Zahradeen, iniciasse seu sermão. Segundo testemunhas, foram houve tiroteios após a explosão.

"A cena foi simplesmente terrível. Havia fumaça por todas as partes e as pessoas corriam sobre corpos mutilados para se salvar. Havia sangue por todas as partes", relatou Sambo Sani, que mora perto da mesquita, situada nos arredores do palácio do emir de Kano.

O número de vítimas ainda não foi contabilizado, mas é dito que a quantidade de afetados poderia ter sido maior se o atentado ocorresse durante uma oração.

A polícia já isolou a área e a mesquita foi desocupada. A grande coluna de fumaça que sai de seu interior pode ser vista de diferentes cantos de Kano, capital do estado homônimo.

O emir de Kano, Sanusi Lamido Sanusi, é uma das personalidades mais influentes da Nigéria, que conta com 80 milhões de muçulmanos.

Embora o ataque ainda não tenha sido assumido por nenhum grupo terrorista, é considerada a hipótese que o grupo Boko Haram reivindicará a autoria, já que a organização efetuou atentados em Kano anteriormente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade