PUBLICIDADE

África

Forças da Nigéria invadem último bastião conhecido do Boko Haram

22 abr 2015 - 16h41
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças nigerianas apoiadas por aviões de guerra invadiram o último bastião conhecido do grupo islâmico Boko Haram, a floresta de Sambisa, nesta quarta-feira, um esforço para finalmente derrotar a insurgência de seis anos, disseram duas fontes militares.

Nos últimos dois meses, os Exércitos da Nigéria e dos vizinhos Chade, Níger e Camarões lançaram uma iniciativa conjunta para tentar acabar com os insurgentes, que mataram milhares de pessoas e sequestraram centenas na tentativa de criar um Estado islâmico.

A floresta de Sambisa, no nordeste nigeriano, fica a cerca de 100 quilômetros do vilarejo de Chibok, onde o Boko Haram raptou mais de 200 alunas de uma escola secundária um ano atrás. Autoridades de inteligência acreditavam que as estudantes se encontravam em Sambisa, embora drones (aeronaves não-tripuladas) de reconhecimento dos Estados Unidos não as tenham localizado.

O porta-voz dos militares não estava disponível para comentários de imediato.

Um membro do Exército do Chade disse que tropas aliadas de seu país e de Camarões estavam prestes a atacar Sambisa, que fica na fronteira camaronesa, pelo outro lado, e que irão agir em breve.

Os militantes controlavam uma área do tamanho da Bélgica no começo do ano, mas desde então perderam grande parte desse território.

(Por Ardo Abdallah; reportagem adicional de Madjiasra Nako em N'Djamena)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade