PUBLICIDADE

África

Filha diz que Nelson Mandela 'está muito bem'

17 jun 2013 - 14h49
Compartilhar

As últimas notícias sobre o estado de saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado há dez dias em estado grave, parecem positivas nesta segunda-feira, já que sua filha Zenani afirmou à imprensa que ele "está muito bem".

"Ele está muito bem", declarou em frente ao Mediclinic Heart Hospital de Pretória Zenani Mosizwe Dlamini, embaixadora da África do Sul na Argentina.

Domingo, o presidente Jacob Zuma havia indicado que o estado de saúde do herói da luta anti-apartheid, vítima de uma pneumonia, está melhorando.

Zenani agradeceu as mensagens deixadas na entrada do hospital.

Graça Machel, esposa do prêmio Nobel da Paz, quebrou o silêncio e também agradeceu as mensagens de "amor, consolo e esperança" recebidos de todo o mundo pela recuperação de Mandela.

"Nossa gratidão é difícil de expressar. Mas o amor e a paz que sentimos dão mais sentido a esta simples palavra, obrigada!", declarou Graça Machel em um comunicado.

"Madiba disse um dia: 'o que conta na vida, não é o quanto se viveu, mas a diferença que fizemos para a vida dos outros'. Penso nessas palavras a todo instante com o mundo ao seu lado, fazendo a diferença para ele", acrescentou, emocionada particularmente pelos estudantes que vieram cantar em frente a sua casa em Johannesburgo.

Madiba, nome do clã de Mandela utilizado em sinal de afeto por seus compatriotas, completará 95 anos em 18 de julho.

Ele foi internado em uma clínica privada de Pretória em 8 de junho. Trata-se de sua quarta hospitalização desde dezembro.

Os sul-africanos vivem o novo problema de saúde de Mandela com a resignação de saber que o fim da vida de seu herói, o primeiro presidente negro do país após as primeiras eleições democráticas de 1994, pode estar próxima.

Mandela tem problemas pulmonares recorrentes desde que teve uma tuberculose diagnosticada em 1988, legado dos anos que passou na prisão de Robben Island.

A última vez que Mandela apareceu a um ato público foi na final da Copa do Mundo da África do Sul, em julho de 2010.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade