PUBLICIDADE

África

Filha de Mandela diz que o pai está em paz e pede privacidade

24 jun 2013 - 03h47
(atualizado em 25/6/2013 às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Makaziwe Mandela visitou o hospital em que Madiba está internado
Makaziwe Mandela visitou o hospital em que Madiba está internado
Foto: Reuters

Pouco após o anúncio da piora do estado de saúde de Nelson Mandela, Makaziwe Mandela, filha do ex-presidente sul-africano e vencedor do Nobel da Paz, disse, em entrevista à CNN, que Mandela está em “paz” e que a família espera por uma transição pacífica para o reino espiritual, além de privacidade durante este momento.

Internado desde o dia 8 de junho por conta de uma infecção pulmonar, a condição do símbolo da luta contra o aparthei tornou-se crítica, de acordo com o porta-voz da presidência da África do Sul, Mac Maharaj. Nesta segunda-feira, o presidente Jacob Zuma disse que o estado de saúde de Mandela continua crítico.

“Tudo o que rezo, como filha, é para que a transição seja suave. Ele está em paz consigo mesmo. Ele deu tanto para o mundo. Acredito que ele está em paz”, afirmou Makaziwe, que pede privacidade neste momento. “Com todo esse frenezi da mídia, o acampamento no hospital, pessoas falando sobre coisas que não sabem ou não entendem. Outras pessoas querem nos dizer como nós devemos nos comportar, o que deveríamos fazer. Ele é o nosso pai”, desabafou.

“Nós nunca tivemos ele em nossa vida em boa parte de nossos anos. Eu espero que o que mundo se afaste e nos deixe a sós. Nos dê espaço para estar com nosso pai”, acrescentou a filha do ex-presidente.

Antes do anúncio da piora do estado de saúde de Mandela, Makaziwe falou com a equipe médica. “Eles não pararam de tratar dele com a melhor medicina do mundo. Em nossa cultura, a cultura Tembu, você nunca ‘libera’ uma pessoa a menos que ela lhe fale: ‘por favor meus filhos, minha família, me liberem’. Meu pai não disse isso para nós”, disse. “É somente Deus que conhece o fim”, disse a filha do ex-presidente sul-africano.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade