PUBLICIDADE

África

Explosão no norte da Nigéria deixa ao menos 35 mortos

28 nov 2014 - 06h41
Compartilhar

Pelo menos 35 pessoas morreram na explosão de uma bomba em uma movimentada estrada do estado de Adamawa, no nordeste da Nigéria, um dos locais mais afetados pela violência do grupo terrorista Boko Haram, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

O artefato explodiu ontem na beira de uma estrada, muito perto de um posto de controle em que havia uma equipe do Exército e vigilantes locais, que patrulhavam a área depois que algumas localidades próximas foram alvos de ataques dos insurgentes nas últimas semanas.

Segundo testemunhas citadas pelo jornal nigeriano "The Vanguard", pelo menos 35 pessoas morreram na explosão, entre elas cinco militares e um vigilante local.

"Minha casa está a poucos metros do local. Eu estava do lado de fora do meu edifício e, de repente, escutei um forte explosão que sacudiu tudo", contou um morador da área, citado pela publicação.

Após esse incidente, as autoridades militares aconselharam os moradores a evitar essa área e que tenham "muita precaução" nas estradas próximas.

Mubi, a segunda cidade mais importante de Adamawa e muito próxima do local da explosão, foi recuperada por um grupo de caçadores e vigilantes locais há duas semanas, depois de enfrentamentos com os insurgentes do Boko Haram, que tinham tomado o controle da cidade.

Por isso, apesar de nenhum grupo ter assumido a autoria do atentado, todas as suspeitas indicam que a milícia radical islâmica está por trás do mesmo, já que vem promovendo uma campanha de ataques nos estados nortistas de Adamawa, Borno e Yobe, dentro de sua luta para instaurar um estado islâmico no país.

O Boko Haram, cujo nome em línguas locais significa "a educação não islâmica é pecado", mantém uma violenta campanha que causou mais de 3 mil mortes neste ano, segundo dados do governo nigeriano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade