PUBLICIDADE

África

Explosão durante jogo da Copa mata mais de 20 na Nigéria

Vítimas estavam reunidas para assistir ao jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo

18 jun 2014 - 05h40
(atualizado às 06h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 21 pessoas morreram depois de uma explosão na cidade de Damaturu, no norte da Nigéria, onde várias pessoas estavam reunidas para assistir ao jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo, de acordo com fontes médicas ouvidas pela AFP nesta quarta-feira.

“Nós recebemos 21 corpos e 27 feridos da explosão”, disse a fonte da agência de notícias, que não quis se identificar por não estar autorizada a falar com a imprensa, no hospital Sani Abacha.

Os mortos e feridos foram levados até o centro médico por soldados e policiais. Entre os feridos há algumas crianças, além de vários homens jovens – eles tiveram queimaduras e fraturas, entre outras lesões.

Segundo os moradores, a bomba estava escondida em um pequeno veículo estacionado diante do local de transmissão da partida. Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento, mas as suspeitas apontam para o Boko Haram, que já executou ataques similares contra centros de transmissão de futebol e contra locais esportivos.

Dois Estados nigerianos já tinham proibido os "centros de projeção" depois de ataques semelhantes, atribuídos a militantes do Boko Haram, movimento rebelde considerado responsável pela morte de milhares de pessoas nos últimos cinco anos.

O estado de emergência está em vigor em Yobe, onde se localiza Damaturu, e em outros dois Estados do nordeste do país desde maio. No início deste mês, pelo menos 40 pessoas morreram quando uma bomba explodiu depois de um jogo de futebol em Mubi, no Estado de Adamawa.

Em maio, três pessoas morreram do lado de fora de um "centro de projeção" em Jos, capital de Plateau, onde um jogo entre Real Madrid e Atlético de Madrid estava sendo exibido.

O Boko Haram, que quer criar um estado islâmico no norte da Nigéria, manifesta com frequência sua aversão ao futebol. Em vários vídeos, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, descreveu o futebol e a música como perversões vindas do Ocidente com o objetivo de afastar os muçulmanos da religião.

A Nigéria, atual campeã africana de futebol, está no Grupo F da Copa do Mundo, junto com Argentina, Bósnia e Irã.

Foto: Arte Terra

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade