PUBLICIDADE

África

Exército queniano retoma controle de shopping atacado por terroristas

Governo do Quênia afirma que provavelmente todos os reféns foram resgatados do Westgate, em Nairóbi; pelo menos 62 pessoas morreram

23 set 2013 - 18h19
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças quenianas "controlam" o centro comercial Westgate de Nairóbi, invadido no sábado por homens de um grupo islamita ligado aos insurgentes somalis shebab, afirmou na noite de segunda para terça-feira o Ministério queniano do Interior. O ataque deixou pelo menos 62 mortos, segundo a Cruz Vermelha.

"Nós controlamos o Westgate", declarou o ministério em sua conta no Twitter, depois de afirmar que todos os reféns provavelmente tinham sido retirados. As forças especiais quenianas já não encontram resistência no edifício, havia afirmado nesta segunda-feira à noite à AFP o porta-voz do governo queniano, Manoah Esipsu. "Acredito que todos os reféns tenham sido retirados, mas não queremos nos arriscar", explicou.

Mais cedo, o ministro queniano do Interior, Joseph Ole Lenku, disse em entrevista coletiva que os militantes chegaram a incendiar colchões em um supermercado nos pisos inferiores do shopping, mas o fogo fora controlado, segundo o ministério.

Ole Lenku disse que dois agressores foram mortos nesta segunda-feira, elevando a três o total de militantes mortos até agora. Ele acrescentou que não havia mulheres entre os agressores, embora alguns estivessem travestidos. No entanto, uma fonte de segurança e dois soldados disseram que uma mulher branca estava entre os autores do ataque e foi morta.

As informações são de AFP e Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade