PUBLICIDADE

África

Exército egípcio destrói 154 túneis ilegais na fronteira com Gaza

6 mai 2013 - 10h31
(atualizado às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército do Egito destruiu 154 túneis construídos de forma ilegal e que serviam para a passagem de mercadorias contrabandeadas da cidade egípcia de Rafah para a Faixa de Gaza, informou a agência estatal de notícias "Mena".

O presidente da Instituição de Engenharia das Forças Armadas egípcias, Taher Abdallah, explicou à agência que o Exército conseguiu destruir 154 dos 276 túneis descobertos na fronteira com Gaza.

Enquanto isso, os militares egípcios tentam dar um fim a outros 94 túneis, dos quais 28 estão localizados sob imóveis, o que dificulta a operação, destacou Abdallah.

A autoridade egípcia explicou que 137 das 154 passagens subterrâneas mencionadas já haviam sido destruídas e reconstruídas em outras ocasiões, pelo que o Exército voltou a inundá-las de água ou demoli-las com equipamento pesado.

"Esses túneis são ilegais, por isso trabalhamos para acabar com eles sem violência, utilizando as últimas tecnologias para detectá-los", apontou Abdallah.

A situação de segurança em Rafah, que separa o Egito de Gaza, controlada pelo movimento islamita palestino Hamas, preocupa as autoridades egípcias devido ao trânsito ilegal de mercadorias que existe entre a península egípcia do Sinai e a faixa palestina.

Em fevereiro, um tribunal egípcio ordenou o fechamento e a destruição desses túneis por permitir o tráfico de drogas e armas.

O bloqueio imposto por Israel a Gaza, em 2007, quando o Hamas tomou o controle da faixa, motivou a abertura de milhares desses túneis, em cuja construção morreram mais de 160 palestinos, a maioria eletrocutados ou soterrados em desmoronamentos.

Por eles passam gado, peças de veículos, combustível e produtos de primeira necessidade para abastecer 1,5 milhão de habitantes da faixa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade