PUBLICIDADE

África

EUA retiram reféns e confirmam morte de americano na Argélia

18 jan 2013 - 21h19
(atualizado às 23h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira a morte de um refém americano na Argélia depois de um ataque de islamitas a um campo de exploração de gás. "Podemos confirmar a morte do cidadão americano Frederick Buttaccio na situação de reféns na Argélia. Expressamos as nossas mais profundas condolências a sua família e amigos. Em respeito à privacidade da família, nós não temos mais comentários a fazer", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, em um comunicado.

Os americanos ficaram feridos durante a tomada de reféns no campo de produção de gás de In Aménas
Os americanos ficaram feridos durante a tomada de reféns no campo de produção de gás de In Aménas
Foto: AFP

O canal indicou que os restos de Buttaccio foram recuperados no campo de exploração, mas as circunstâncias em torno de sua morte ainda não foram esclarecidas.
 
Também nesta sexta-feira, os EUA confirmaram ter retirado, em um avião militar, vários feridos durante a tomada de reféns no campo de produção de gás de In Aménas. "Um C-130 partiu com pacientes sob cuidados médicos a bordo. Não havia americanos entre eles", declarou uma fonte da Defesa dos EUA que pediu para não ser identificada.
 
Ele não indicou quantos ex-reféns havia, nem suas nacionalidades. Também não informou o destino da aeronave. De manhã, a rede argelina Ennahar TV havia indicado que uma aeronave americana tinha aterrissado no "aeroporto de In Aménas para retirar os americanos". Uma segunda retirada de pessoas feridas por via aérea estava programada para as próximas horas, segundo a autoridade.
 
A rede NBC citou oficiais dos Estados Unidos que haviam indicado que no total cinco americanos tinham sido feitos reféns na Argélia. Dois deles conseguiram escapar ilesos depois do início do ataque. A rede de televisão indicou ainda que o destino dos outros dois é incerto.
 
Mark Cobb, um americano que escapou, indicou à CNN em uma mensagem de texto que está a "salvo" depois de ter fugido com alguns empregados argelinos.
 
O Exército argelino lançou na quinta-feira um ataque contra as instalações de gás de Tiguentorine, a 40 quilômetros de In Aménas, onde extremistas islamitas mantinham em seu poder centenas de pessoas, entre elas vários estrangeiros, em represália à intervenção militar francesa no Mali. 
 
Fontes do grupo disseram à agência de notícias mauritana ANI - habitual meio de comunicação dos islamitas - que "ainda mantêm sete estrangeiros como reféns no local, que teve uma parte destruída durante o ataque das forças argelinas" ao complexo para libertá-los. Os reféns são três belgas, dois americanos, um japonês e um britânico, acrescentou a ANI em seu portal na internet.
 
Muitos trabalhadores permanecem desaparecidos. O destino de pelo menos dez reféns japoneses e oito noruegueses ainda é incerto.
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade