PUBLICIDADE

África

EUA retira pessoal diplomático do Cairo após golpe militar

3 jul 2013 - 18h49
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos determinou nesta quarta-feira a saída obrigatória do pessoal da embaixada americana no Egito, horas após o Exército egípcio derrubar o presidente Mohamed Mursi. Na semana passada, Washington já havia autorizado a saída do Egito do pessoal diplomático 'não essencial'.

Questionado pela AFP sobre a evacuação da embaixada no Cairo, um funcionário americano que pediu para não ser identificado respondeu "sim". O departamento de Estado confirmou "a saída do seu pessoal não indispensável e de seus familiares do Egito diante dos conflitos políticos e sociais em curso". A embaixada americana no Egito, que já foi alvo de manifestantes no passado, nesta quarta-feira permaneceu fechada por precaução.

O aviso oficial adverte que "os conflitos políticos (...) provavelmente vão piorar no futuro imediato". O departamento de Estado aconselha todos os americanos a "adiar viagens ao Egito e a abandonar o país". Devido ao feriado de 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, e ao final de semana árabe, a embaixada não previa reabrir até o próximo domingo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade