PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e Egito atacam Erdogan após acusar Israel de ligação com golpe

20 ago 2013 - 18h40
(atualizado às 19h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca condenou nesta terça-feira as denúncias do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, segundo o qual Israel teria desempenhado um importante papel no afastamento do presidente egípcio Mohamed Mursi do poder.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnst, disse que os comentários de Erdogan foram "ofensivos, sem substância e equivocados".

Algumas horas antes, Erdogan havia acusado Israel de estar por trás do golpe militar que derrubou Mursi em julho. "O que dizem sobre o Egito? Que a democracia não repousa nas urnas. Quem está por trás disso? Israel está", disse Erdogan, um forte crítico do Estado de Israel, em uma reunião de seu partido islamita Justiça e Desenvolvimento (AKP), em Ancara.

"Temos a prova", afirmou, alegando que citava comentários de um ministro israelense de Justiça em um fórum de 2011 na França. No evento, o ministro teria dito que a Irmandade Muçulmana, de Mursi, não estava em condições de exercer o poder, mesmo ganhando as eleições em 2012, porque a democracia não está nas urnas.

Os comentários de Erdogan logo foram rejeitados pelo Egito, porque "não se sustentam em fatos". O governo egípcio afirmou ainda que as declarações do premier foram "sem fundamento, e nenhuma pessoa de bom senso pode acreditar nisso".

"A paciência do Egito está chegando ao seu limite", frisou o governo.

A Turquia condenou duramente a destituição do presidente Mursi e adotou um tom mais duro para reagir à repressão das forças de segurança do Egito contra os acampamentos dos partidários do presidente deposto.

O governo turco convocou seu embaixador no Cairo, o que foi respondido da mesma forma pelo Egito, que chamou seu embaixador em Ancara para consultas - em um claro sinal da degradação das relações bilaterais, tradicionalmente boas.

Durante a presidência de Mursi, Erdogan havia reforçado fortemente os laços entre os dois países, e Ancara chegou a fazer do Cairo um de seus principais parceiros em sua estratégia de ampliar a influência regional da Turquia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade