PUBLICIDADE

África

Situação de Mandela era "grave", diz presidente sul-africano

20 dez 2012 - 17h04
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O estado de saúde de Nelson Mandela era "grave" quando foi internado no hospital há 13 dias, mas tem melhorado a cada dia, informou nesta quinta-feira o presidente sul-africano Jacob Zuma. "Sua condição era grave, mas ele responde bem ao tratamento e tem ficando cada vez melhor nos últimos dias", afirmou Jacob Zuma aos membros do ANC, durante o encerramento de uma conferência do partido no poder em Bloemfontein (centro).

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, em foto de agosto de 2012
Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, em foto de agosto de 2012
Foto: AP

O herói da luta anti-apartheid de 94 anos deu entrada em um hospital de Pretória em 8 de dezembro e foi tratado por uma infecção pulmonar antes de ser submetido a uma endoscopia para a retirada de cálculos biliares.

"Fui informado que, devido à sua idade, os médicos devem intervir de forma suave e gradual para maximizar as chances de uma recuperação completa", disse Zuma. "Madiba é, e sempre foi, um guerreiro como nenhum outro. Ele enfrentou todas essas provações com coragem e uma elegância incrível", acrescentou o presidente, usando o nome de clã de Nelson Mandela, carinhosamente adotado pela maior parte dos sul-africanos.

Nelson Mandela já havia sido hospitalizado em janeiro de 2011 devido a uma infecção pulmonar, provavelmente causada por sequelas de uma tuberculose contraída durante a sua estadia na prisão da ilha de Robben Island, ao largo Cidade do Cabo, onde passou 18 dos 27 anos de cativeiro nos calabouços do regime racista do apartheid.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade