0

Erupção vulcânica na Eritreia causa nuvens de até 15 km

13 jun 2011
15h08
atualizado às 15h41
  • separator

O vulcão Dubbi, na Eritreia, entrou em erupção e nuvens de cinzas vulcânicas já atingem 15 km de altura, segundo o VAAC (Centro de Alerta de Cinzas Vulcânicas), perturbando o tráfego aéreo na região.

Imagem divulgada pela Nasa mostra a nuvem de fumaça do vulcão no sul da Eritreia sendo levada por ventos que sopram do norte da Etiópia
Imagem divulgada pela Nasa mostra a nuvem de fumaça do vulcão no sul da Eritreia sendo levada por ventos que sopram do norte da Etiópia
Foto: AP

"A erupção ocorrida no domingo é importante", segundo Jean Nicolau, da Meteo-France, em Toulouse (sul da França), onde também se localiza o VAAC, um dos centros internacionais de vigilância, encarregado da Europa do Sul e da África.

"Segundo imagens de satélite que observamos, as cinzas vulcânicas alcançam de 13 a 15 km de altura. Não estamos em uma situação crítica como ocorreu com o vulcão islandês Grimsvotn, que abarcava uma zona de tráfego aéreo muito densa, pois o tráfego é muito menos importante na África Oriental", afirmou.

A secretária de Estado americana Hillary Clinton teve que encurtar sua visita em Adis Abeba por causa do avanço para a capital etíope de uma nuvem de cinzas.

Veja também:

Máscaras: que nível de proteção oferecem contra a transmissão do Covid-19?
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade