PUBLICIDADE

África

Avião com 116 pessoas a bordo cai na África

A aeronave teria caído em Kidal, no Mali; jatos franceses foram encaminhadas à região para voos de reconhecimento

24 jul 2014 - 06h41
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O avião da Air Algérie que estava desaparecido após perder contato nesta quinta-feira com 116 pessoas a bordo caiu, confirmaram autoridades envolvidas na investigação. Até o início da tarde, não havia confirmação oficial de mortos e causas do acidente.

A aeronave, que fazia o voo AH5017 de Burkina Faso à Argélia, teria caído na região de Kidal, no Mali. Dos 116 a bordo, 110 eram passageiros e 6, membros da tripulação; mais cedo, a companhia, através da agência estatal APS, havia informado que havia 119 pessoas viajando no avião.

Segundo uma autoridade da aviação civil argelina, o último contato com o avião ocorreu 50 minutos após a decolagem, que aconteceu à 1h17 locais (21h17 em Brasília), quando sobrevoava a cidade de Gao, no Mali. No entanto, autoridades da aviação em Burkina Fasso afirmaram ter passado o controle do avião para a torre de Niamey, no Níger, à 2h38 (22h38 em Brasília), tendo perdido o contato com o aparelho logo depois das 4h30 locais (0h30).

Entre os passageiros havia 51 franceses, 24 burquineses, 8 libaneses, 6 argelinos, 5 canadenses e 4 alemães, informou a empresa aérea argelina. Também viajavam um cidadão suíço, um belga, um camaronês, um ucraniano, um egípcio, um nigeriano e um malinês, além de uma tripulação composta por seis espanhóis. O avião que operava este voo entre Burkina Fasso e Argélia pertencia à companhia espanhola Swiftair.

Um funcionário argelino chegou a afirmar ao jornal inglês The Mirror que, em seu último contato, o avião estaria sobrevoando a cidade de Gao, no Mali, quando o piloto pediu para desviar da rota devido ao tempo ruim e má visibilidade. Segundo a agência de notícias argelina APS, a Air Algérie chegou a executar seu plano de emergência para lidar com alguma situação anormal durante o voo.

Terceiro acidente em uma semana

Em uma semana, este é o terceiro incidente envolvendo aviões internacionais. Na última quinta-feira, um avião da Malaysia Airlines caiu no leste da Ucrânia com quase 300 pessoas a bordo, derrubado por um míssil. Nessa quarta-feira, um avião da TransAsia Airlines sofreu um acidente que matou pelo menos 48 pessoas em Taiwan, após uma tentativa de pouso forçado pelo mau tempo na região.

Há quase quatro meses, outro Boeing da empresa Malaysia Airlines desapareceu após sair da capital Kuala Lumpur, Malásia, e ia em direção à China. Os restos do avião ainda não foram encontrados.

Em fevereiro deste ano, um Hercule C-130 da companhia Air Argelie que voava entre Tamanrasset (2.000 km ao sul de Argel) e Constantine (450 km a leste de Argel) caiu pouco antes de sua aterrissagem, fazendo 76 mortos. Um passageiro sobreviveu.

Com informações das agências internacionais.

Foto: Arte Terra

Fonte: f
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade