PUBLICIDADE

África

Egito: um morre em confrontos entre manifestantes e polícia

28 jan 2013 - 09h31
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos um homem morreu nesta segunda-feira durante os confrontos entre manifestantes e a polícia na Praça Tahrir e suas imediações, no centro do Cairo, disse à agência EFE uma fonte médica. Já a rede de televisão estatal do Egito disse que as circunstâncias da morte ainda não são claras, já que não se sabe se o homem foi ferido ontem à noite enquanto participava dos enfrentamentos ou se foi atacado na Praça Tahrir.

Policial e manifestante se enfrentam em nova onda de protestos perto da Praça Tahrir
Policial e manifestante se enfrentam em nova onda de protestos perto da Praça Tahrir
Foto: AFP

Justiça indica pena de morte para 21 acusados de massacre

Egito: 31 morrem em confrontos nas imediações de prisão

Presidente declara estado de emergência por distúrbios

Veja fotos dos confrontos que já mataram dezenas

Esta é a primeira morte na capital egípcia desde a última sexta-feira, quando começaram distúrbios por ocasião da comemoração do segundo aniversário do início da revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak e que deixaram quase 50 mortos nas cidades de Suez e Port Said, no leste do país.

Na manhã de hoje, os confrontos entre os manifestantes, que lançam pedras, e as forças de segurança, que respondem com gás lacrimogêneo, continuaram na ponte de Qasr al Nil, principal acesso à Praça Tahrir. A oposição convocou para esta tarde uma passeata desde a mesquita de Sayida Zeinab até a sede do Conselho da Shura (Senado), que assumiu todo o poder legislativo após a dissolução da câmara baixa do Parlamento.

Hoje, 28 de janeiro, é o segundo aniversário da chamada "Sexta-feira da Ira", que marcou um antes e depois nos protestos contra o regime de Mubarak, iniciados três dias antes em 2011. A data marca a grande revolta popular contra a sangrenta repressão das forças de segurança do regime do ditador.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade