PUBLICIDADE

África

Egito recebe dez helicópteros Apache dos Estados Unidos

20 dez 2014 - 16h26
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Boeing AH-64D Apache, dez unidades do helic&oacute;ptero teriam sido entregues ao governo eg&iacute;pcio</p>
Boeing AH-64D Apache, dez unidades do helicóptero teriam sido entregues ao governo egípcio
Foto: AFP

O Egito recebeu dez helicópteros Apache dos Estados Unidos na última semana, afirmaram fontes de segurança neste sábado, em um sinal de diminuição da tensão entre os dois aliados de longo tempo no confronto com extremistas islâmicos ao longo da região.

Inicialmente, os Estados Unidos anunciaram em abril que havia decidido suspender o seu monopólio na entrega de helicópteros de ataque, imposto ano passado depois que os militares derrubaram o presidente eleito Mohamed Mursi e reprimiram duramente os seus apoiadores da comunidade muçulmana.

O Egito está lutando contra insurgentes islâmicos visando principalmente ao pessoal da segurança baseado na Península de Sinai, que faz fronteira com Israel e a Faixa de Gaza.

Em setembro, o Pentágono disse que os Estados Unidos entregariam helicópteros construídos pela Boeing para apoiar os esforços do Cairo no combate ao terrorismo. 

O mais poderoso grupo militante do país, o Ansar Bayt al-Magdis, jurou lealdade ao Estado Islâmico no mês passado, braço da Al-Qaeda que varreu o norte do Iraque e da Síria no início deste ano e agora enfrenta ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos.

O governo egípcio criou uma zona tampão de um quilômetro ao longo da fronteira com Gaza, destruindo casas, árvores e túneis subterrâneos que diz serem usados pelos militantes para contrabandear armas a partir da parte de Gaza controlada por islamistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade