PUBLICIDADE

África

Egito: polícia desmantela acampamento palco de massacre

14 ago 2013 - 13h13
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia do Egito conseguiu nesta quarta-feira desmantelar o acampamento dos islamitas da praça Rabea al Adauiya, no Cairo, embora alguns manifestantes ainda se encontrem entrincheirados na mesquita do local, informou à agência EFE uma fonte do serviço de segurança que está na área.

Segundo a fonte, as forças da ordem têm a situação sob controle e, com a ajuda de escavadeiras e blindados, destruíram o palco erguido na praça e a maioria das tendas. Os manifestantes se refugiaram na mesquita e em suas dependências, que permanecem sitiadas pela polícia.

As forças da ordem estão fazendo chamadas com megafones aos que estão dentro do templo para que saiam do local e se entreguem às autoridades. Foi permitida a entrada de ambulâncias para cuidar dos feridos na praça de Rabea al Adauiya, que era o principal reduto da Irmandade Muçulmana e dos grupos islamitas afines.

O Ministério da Saúde confirmou até o momento a morte de 149 pessoas e 1.403 feridos nos distúrbios registrados em distintas províncias do Egito. No entanto, os números da Irmandade Muçulmana desta manhã elevavam a mais de 200 os falecidos só na operação policial contra seus acampamentos no Cairo. 

O outro acampamento, muito menor e estabelecida na praça Al-Nahda, já foi desmantelado há algumas horas pelas forças de segurança, que perseguiram os manifestantes pelos arredores.

Após a operação policial contra os acampamentos dos seguidores do deposto presidente Mohammed Mursi, a violência se estendeu por todo Egito. Foram registrados violentos enfrentamentos entre a polícia e os islamitas, assim como ataques à delegacias, edifícios governamentais e igrejas.

Esta situação levou às autoridades a decretarem Estado de Emergência durante um mês em todo o país e a pedir às forças armadas que ajudem a polícia a adotar as medidas necessárias para restaurar a estabilidade. Também foi declarado toque de recolher por tempo indefinido desde 19h às 6h local (14h às 1h, horário de Brasília) em 12 das 27 províncias do país, entre elas Cairo e Giza.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/egito-tharir/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/egito-tharir/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade