PUBLICIDADE

África

Egito: governo diz que Irmandade Muçulmana pode participar de transição

17 ago 2013 - 14h07
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades egípcias afirmaram neste sábado que os membros da Irmandade Muçulmana que não tenham cometido atos de violência poderão participar na transição política no país.

"Qualquer um, independente se for ou não da Irmandade Muçulmana, que deseje unir-se à marcha pacífica dos egípcios para o futuro é bem-vindo", declarou Mustafah Higazy, conselheiro do presidente interino Adly Mansur, nomeado pelo Exército após a destituição de Mohamed Mursi, em 3 de julho. "Poderão participar na transição como cidadãos egípcios. O Egito recebe todas as partes com a condição que não tenham cometido nenhum ato terrorista", completou.

O primeiro-ministro Hazem al-Beblawi afirmou que "não existirá reconciliação com os que têm as mãos manchadas de sangue e violaram a lei", enquanto as autoridades multiplicam as acusações de "terrorismo" contra a Irmandade Muçulmana.

O movimento, ao qual pertence Mursi, reprimido e considerado ilegal durante muitos anos, pôde formar pela primeira vez um partido político após a revolta popular que derrubou o presidente Hosni Mubarak em fevereiro de 2011. O Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ) venceu as eleições legislativas do fim de 2011 e as presidenciais de junho de 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade