PUBLICIDADE

África

Egito: em meio à crise, oposição pede reunião com Mursi

30 jan 2013 - 08h13
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das figuras mais importantes da principal coalizão da oposição no Egito, Mohamed El Baradei, pediu nesta quarta-feira uma reunião de urgência com o presidente Mohamed Mursi para tentar resolver a crise que afeta o país. "Precisamos imediatamente de uma reunião entre o presidente, os ministros da Defesa e do Interior, o partido no poder, a corrente salafista e a Frente de Saúde (Nacional, FSN) para tomar medidas urgentes que acabem com a violência e iniciar um diálogo sério", escreveu no twitter El Baradei, coordenador do FSN.

Mohamed El Baradei, da Frente de Salvação Nacional: pedido de diálogo em meio à crise egípcia pós-Mubarak
Mohamed El Baradei, da Frente de Salvação Nacional: pedido de diálogo em meio à crise egípcia pós-Mubarak
Foto: AP

Entenda a nova onda de protestos e a crise política no Egito

Na segunda-feira, Mursi fez um apelo aos representantes da oposição e dos partidos islamitas por apoio para um diálogo nacional. A FSN rejeitou e considerou a proposta "sem sentido". A FSN, que convocou manifestações no Egito na sexta-feira, exige que o presidente assuma a responsabilidade pela violência mortal dos últimos dias e pela formação de um governo de união nacional. A Frente informou nesta quarta-feira em um comunicado que alguns de seus dirigentes se reunirão ao longo do dia com representantes do principal partido salafista, Al Nur, em resposta a um convite desta formação islamita ultraconservadora para discutir a atual situação.

O Egito vive desde quinta-feira à noite atos violentos que deixaram mais de 50 mortos, em sua maioria em Port Said (nordeste). Os confrontos nesta cidade começaram no sábado, depois da condenação à morte de 21 torcedores de um time de futebol local, acusados de participar nos trágicos acontecimentos que deixaram 74 mortos há um ano. O presidente egípcio viajou nesta quarta-feira a Berlim para uma visita de algumas horas. A chanceler alemã, Angela Merkel, receberá Mursi com honras militares. Os dois concederão uma entrevista coletiva à tarde.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade