PUBLICIDADE

África

Dublin confirma presença de irlandês entre sequestrados na Argélia

16 jan 2013 - 12h13
(atualizado às 12h20)
Compartilhar

O vice-primeiro-ministro e chanceler da Irlanda, Eamon Gilmore, confirmou a presença de um cidadão do país entre o grupo de trabalhadores de uma central de gás que foi sequestrado nesta quarta-feira na Argélia após um atentado terrorista.

Em comunicado, Gilmore pede a libertação "imediata" do sequestrado, que não teve a identidade revelada. Também não foram divulgados mais detalhes sobre a ação.

"O governo está pronto para usar todos os recursos a sua disposição para assegurar que nosso cidadão seja colocado em liberdade o mais breve possível", declarou o chefe da diplomacia irlandesa.

O vice-primeiro-ministro também pediu que a "privacidade da família" seja respeitada nestes momentos "difíceis", enquanto um porta-voz afirmou que "a identidade e intenções dos sequestradores" ainda é desconhecida.

Segundo divulgaram alguns meios de comunicação locais, entre o grupo de vinte trabalhadores sequestrados, que poderia incluir britânicos, japoneses, franceses e noruegueses, figura o cidadão irlandês, de 36 anos e casado.

Outras informações procedentes da Argélia indicam que pelo menos dois agentes de segurança morreram e outros seis trabalhadores ficaram feridos, entre eles dois cidadãos estrangeiros, no ataque terrorista contra a central de gás situada na província de Ilizi, no sudeste da Argélia.

Segundo fontes oficiais locais citadas pela agência estatal argelina, o ataque aconteceu às 4h30 local (1h30 de Brasília). Várias publicações do país confirmaram que os terroristas sequestraram vários estrangeiros, que trabalhavam na central e em um complexo residencial próximo, situado na região de Tiguenturin, a 40 quilômetros da cidade mais próxima, In Aménas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade