PUBLICIDADE

Política

Dilma Rousseff reúne-se hoje com primeiro-ministro etíope

24 mai 2013 - 14h30
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff chegou na manhã desta sexta-feira a Adis Abeba, capital da Etiópia, onde fica até o começo da noite de sábado. Nesta sexta-feira, Dilma se reúne com o primeiro-ministro do país, Hailemariam Desalegn. Os governos do Brasil e da Etiópia devem fechar quatro acordos nas áreas de desenvolvimento agrícola, transferência de renda, serviços aéreos, educação, ciência e tecnologia.

No sábado, Dilma participa das comemorações do aniversário de 50 anos da União Africana, que reúne 54 países do continente. Os avanços sociais relacionados ao crescimento econômico fazem do Brasil um dos convidados de honra das celebrações. Dilma deve discursar no evento representando a América Latina.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vai falar em nome dos países não alinhados. Já o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, discursará representando os europeus. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, terá dez minutos para discursar.

A presidente brasileira viaja acompanhada por uma comitiva de ministros, empresários e assessores. Estão na comitiva os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores; Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial e Aloizio Mercadante, da Educação; além do porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.

Criada em maio de 1963, a União Africana assumiu a função de buscar soluções internas para os conflitos envolvendo os membros do bloco, assim como incentivar o processo de democratização e o fortalecimento institucional da região. O intercâmbio comercial entre Brasil e África cresceu cinco vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 5 bilhões, em 2002, para US$ 26,5 bilhões, em 2012.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade