PUBLICIDADE

África

Descobridor do ebola diz que surto vai durar mais 1 ano

Para o belga Peter Piot, oeste africano ainda vive emergência

24 dez 2014 - 16h53
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Profissionais de saúde enterram corpo de vítima de Ebola em Freetown, Serra Leoa</p>
Profissionais de saúde enterram corpo de vítima de Ebola em Freetown, Serra Leoa
Foto: Baz Ratner / Reuters

Para o médico belga Peter Piot, a epidemia de ebola que já dura um ano, vai continuar provavelmente por mais uma temporada. Piot foi o descobridordo vírus, no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo (DR), em 1976.

"Mesmo que o auge da epidemia já tenha acabado na Libéria e acabará, provavelmente, em Serra Leoa nas próximas semanas, o surto terá uma longa cauda com outros pequenos picos da doença", explicou Piot nesta quarta-feira (24). Segundo ele, que atualmente é diretor da Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres, "estamos em plena emergência e devemos estar prontos para um longo esforço em todo 2015."

O médico enalteceu os tratamentos simples, com administração de soro e antibióticos, que fizeram a mortalidade do ebola cair em 30%. "Para diminuir ainda mais será necessário o uso de medicamentos específicos, que estão sendo testados. Acho que entre três meses vamos conhecer quais remédios serão eficientes", disse Piot.

No último relatório, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou 19.4 mil casos, com 7,4 mil mortes. O país mais atingido é Serra Leoa.

Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade