PUBLICIDADE

África

Delegação da União Africana mantém encontro com Mursi no Egito

31 jul 2013 - 04h43
(atualizado às 04h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma delegação da União Africana (UA), liderada pelo ex-presidente do Mali Alpha Oumar Konare, que realiza uma visita ao Egito, se reuniu na noite de ontem com o deposto chefe de Estado Mohammed Mursi, informou nesta quarta-feira a agência de notícias estatal Mena.

De acordo com a agência, a delegação africana se reuniu com Mursi, retido pelo Exército em um lugar desconhecido, durante uma hora.

Esta é a segunda visita de responsáveis estrangeiros que Mursi recebe desde o golpe de estado militar que o derrubou no último dia 3 de julho, já que a alta representante da União Europeia (UE), Catherine Ashton, também manteve um encontro com o presidente deposto no dia anterior.

A UA já tinha antecipado que tinha intenção de se reunir com Mursi e com responsáveis da Irmandade Muçulmana. Espera-se que a delegação da UA também encontre hoje o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, reunião que será finalizada com uma entrevista coletiva.

Ontem, a delegação da UA manteve encontros com o chefe do Exército Abdel Fatah al Sisi e com o presidente interino Adly Mansour. No entanto, por causa do golpe militar que resultou na queda de Mursi, a UA suspendeu a participação do Egito em suas reuniões e atividades.

Em entrevista coletiva, Konare, chefe da Comissão de Sábios do Conselho de Paz e Segurança da UA, afirmou ontem que a suspensão do Egito "não foi parte de uma conspiração contra a liderança desse país, mas um meio da UA pôr fim aos golpes militares na África".

Na ocasião, o chefe da delegação da UA adiantou que sua visita tem o objetivo de manter encontros com todas as partes para preparar um relatório sobre a situação no Egito. A partir desse documento, a UA adotará uma resolução em relação à crise egípcia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade