PUBLICIDADE

África

Darfur: agressores de forças de paz da ONU estavam fortemente armados

14 jul 2013 - 20h22
(atualizado às 20h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Os homens que mataram no sábado sete "capacetes azuis" tanzanianos na região sudanesa de Darfur estavam fortemente armados, revelou neste domingo à AFP o chefe da missão conjunta da ONU-União Africana de Nações (Minuad), Mohamed Ibn Chambas.

"Tinham RPG (arma anticarro), AK-47 (fuzil de assalto) e até canhões antiaéreos", declarou Chambas, que inspecionou os veículos da patrulha atacada, incluindo uma ambulância identificada que foi crivada de balas.

Sete capacetes azuis tanzanianos foram mortos e dezessete ficaram feridos na emboscada realizada por um "grupo ainda não identificado", no pior ataque em cinco anos de operações da missão em Dafur.

O ataque ocorreu perto de uma base da Minuad situada em Manawashi, ao norte de Nyala, principal cidade de Darfur, e a 25 km de outra base, localizada em Khar Abeche.

O Conselho de Segurança da ONU condenou neste domingo o ataque "nos termos mais enérgicos" e exigiu que Cartum "inicie rapidamente uma investigação e aplique a justiça aos responsáveis".

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, "condenou este ataque odioso contra a Minuad, o terceiro em três semanas, e espera que o governo do Sudão adote enérgicas iniciativas para levar os culpados à justiça".

Um grupo rebelde de Darfur, a facção Minni Minnawi do Exército de Libertação do Sudão, acusou neste domingo a milícia pró-governo de ter realizado o ataque que matou os capacetes azuis.

Já Cartum acusa a Minni Minnawi pelo ataque à patrulha da Minuad.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade