PUBLICIDADE

África

Trocas de tiros em confrontos deixam dois mortos no Egito

23 jun 2013 - 12h58
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem foi morto a tiros no norte do Cairo durante a noite de confronto entre simpatizantes e opositores do governo islâmico do Egito, segundo fontes da área de segurança, aumentando a tensão antes de grandes comícios da oposição ao governo marcados para o próximo domingo.

Um outro homem, também simpatizante islâmico, morreu devido a ferimentos de tiros recentemente em confrontos no sul da capital. A Irmandade Muçulmana descreveu os dois mortos como "mártires".

A Irmandade também denunciou como política a decisão judicial deste domingo que pediu uma investigação sobre o seu papel na fuga em massa de presos durante a revolta contra o ex-presidente Hosni Mubarak. A antes banida Irmandade, do presidente Mohamed Mursi, vê os integrantes do Judicidário como leais aos seus inimigos.

O grupo tem criticado a campanha, por grupos de oposição, que visa forçar o presidente a renunciar com uma manifestação de milhões de pessoas no dia 30 de junho. Segundo a Irmandade, a campanha é um ataque contra um governo legítimo.

Ativistas liberais e seculares dizem que recolheram 15 milhões de assinaturas a favor da renúncia de Musri, mais do que os 13 milhões de votos que ele recebeu.

A Irmandade e os seus aliados fizeram um enorme comício na sexta-feira em apoio a Musri, na capital egípcia. Alguns dos que discursaram falaram sobre respostas violentas aos esforços para remover o presidente do poder. Um porta-voz da oposição, Khaled Dawoud, afirmou que esse tipo de retórica está alimentando os conflitos nas ruas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade