PUBLICIDADE

África

Confrontos de rua e tiroteios voltam a irromper na capital do Burundi

21 mai 2015 - 09h29
Compartilhar
Exibir comentários

Batalhas de rua e tiroteios irromperam novamente na capital do Burundi nesta quinta-feira, quando manifestantes contrários ao presidente Pierre Nkurunziza rejeitaram seus pedidos de calma, num país do leste africano com uma longa história de guerra civil e genocídio.

Confronto entre polícia e manifestantes em Burundi. 20/05/2015
Confronto entre polícia e manifestantes em Burundi. 20/05/2015
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

Soldados e policiais dispararam tiros de advertência para o alto e lançaram gás lacrimogêneo ao enfrentar dezenas de jovens jogando pedras e armando barricadas com objetos queimados nas ruas, disseram testemunhas da Reuters. Um homem foi baleado na perna pela polícia, segundo seus amigos. Outro homem, atingido na cabeça por uma bala, estava à beira da morte, de acordo com um fotógrafo da Reuters.

Mais de 20 pessoas foram mortas em quase um mês de distúrbios que incluíram um golpe fracassado. A pressão nas ruas para impedir Nkurunziza de buscar um terceiro mandato pode reabrir as velhas feridas entre hutus e tutsis, os principais grupos étnicos do Burundi.

Em um discurso na televisão estatal na noite de quarta-feira, Nkurunziza salientou a necessidade de unidade nacional, dizendo que o passado sangrento do Burundi -com uma guerra civil que só terminou em 2005, após a morte de 300.000 pessoas- não pode ser ignorado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade