PUBLICIDADE

África

Começam celebrações de aniversário de 50 anos da União Africana

25 mai 2013 - 08h19
(atualizado às 08h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Líderes africanos reunidos na cúpula pelos 50 anos da União Africana em Adis Abeba
Líderes africanos reunidos na cúpula pelos 50 anos da União Africana em Adis Abeba
Foto: AFP

Os líderes africanos deram início neste sábado em Addis Abeba as celebrações dos 50 anos de nascimento da Organização da Unidade Africana, precursora da atual União Africana. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estão entre os convidados presentes nas cerimônias desta manhã.

O primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, anfitrião da cúpula, estabeleceu como meta a ser perseguida pelos chefes de Estados reunidos na capital da Etiópia "construir um continente livre da pobreza e dos conflitos, no qual os cidadãos beneficiarão de um status de país de renda média", ao abrir os debantes ante uma multidão de personalidades vindas do mundo inteiro. O chefe de Estado etíope considerou que esses objetivos devem constituir a nova definição do "panafricanismo", prestando homenagem aos fundadores da OUA e "sua visão em busca da unidade africana".

A presidente da Comissão da UA, a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, fez um apelo para que a África assuma o seu destino. "Se falamos de soluções africanas para os problemas africanos, é porque sabemos que podemos silenciar as armas, agir em solidariedade e de forma unida", declarou no pódio da nova sede UA, construído e financiado pela China.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade