PUBLICIDADE

África

Começa segundo turno da eleição presidencial no Mali

11 ago 2013 - 09h37
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O segundo turno da eleição presidencial do Mali, disputado por Ibrahim Boubacar Keita e Soumaila Cissé, começou neste domingo às 8h GMT (5h de Brasília). As eleições, que terminam às 18h GMT (15h de Brasília), opõem os dois veteranos da vida política do país, o ex-primeiro-ministro Keita, 68 anos, e o ex-ministro das Finanças Soumaila Cissé, 63 anos.

No primeiro turno, realizado em 28 de julho, Keita obteve 39,79% dos votos, à frente de Cissé, com 19,70%. Com sua vantagem de 20 pontos no primeiro turno, Keita é o favorito. Além disso, recebeu o apoio de 22 dos outros 25 candidatos eliminados no primeiro turno, a maioria dos quais obteve menos de 1% dos votos.

A maioria dos centros de votação de Bamaco abriu no horário previsto, mas nas primeiras horas havia poucos eleitores presentes, devido a uma forte chuva, segundo um jornalista da AFP.

A eleição presidencial do Mali deve, a princípio, colocar fim a uma crise política de 18 meses, durante a qual tropas francesas precisaram intervir para frear uma ofensiva de grupos islamitas radicais. As eleições são supervisionadas por centenas de observadores nacionais e internacionais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade