PUBLICIDADE

África

Combates ao redor de aeroporto líbio voltam a acontecer

O local está fechado desde 13 de julho, e os combates já deixaram ao menos 47 mortos e 120 feridos

25 jul 2014 - 13h17
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fumaça é vista em um bairro ao redor do aeroporto internacional de Trípoli, em 23 de julho</p>
Fumaça é vista em um bairro ao redor do aeroporto internacional de Trípoli, em 23 de julho
Foto: Hani Amara / Reuters

Milícias rivais travavam combates violentos nesta sexta-feira ao redor do aeroporto internacional líbio de Trípoli, alvo de bombardeios pelo décimo-terceiro dia consecutivo, segundo um correspondente da AFP.

Colunas de fumaça se erguiam de vários locais no caminho que leva ao aeroporto, ocupados pelas brigadas de Zenten, uma cidade que se encontra 170 km a sudoeste da capital.

Fortes explosões eram ouvidas desde a manhã.

O aeroporto internacional de Trípoli está fechado desde 13 de julho, e os combates já deixaram ao menos 47 mortos e 120 feridos, segundo o último balanço do ministério da Saúde da noite de sábado.

Estes confrontos - os mais violentos na capital líbia desde a queda do regime de Muanmar Kadhafi, em 2011 - explodiram após um ataque dirigido por um grupo armado integrado por combatentes islamitas e ex-rebeldes da cidade de Misrata (200 km a leste de Trípoli) que tenta expulsar os ex-insurgentes de Zenten, seus antigos companheiros de armas.

Os ex-rebeldes de Zenten controlam o aeroporto de Trípoli, assim como várias instalações militares e civis do sul da capital, desde a queda de Kadhafi.

O Conselho de Segurança da ONU condenou na quarta-feira "a violência (...) inaceitável, que não deve ser utilizada para alcançar objetivos políticos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade