PUBLICIDADE

África

Cairo e outras cidades egípcias amanhecem em calma

27 jan 2013 - 06h49
(atualizado às 06h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A calma domina o começo deste domingo nas ruas do Cairo e de outras cidades do país, como Port Said e Suez, palco de distúrbios nos dois últimos dias, que causaram dezenas de mortos e centenas de feridos, segundo a televisão egípcia. Em Port Said, a situação era tranquila porque, segundo explicou o porta-voz do Ministério da Saúde nesta cidade, Abderrahman Farah, estão sendo preparados os funerais, que acontecerão este meio-dia, das 30 pessoas que morreranm ontem.

Na capital, o trânsito se restabeleceu esta manhã na ponte Seis de Outubro e na Cornish, junto ao Nilo, onde ontem à noite foram registrados confrontos entre as forças da ordem e os manifestantes, informou a televisão, que mostrou imagens de ambos os pontos, onde a circulação era fluente. A agência de notícias estatal Mena assinalou que o primeiro-ministro Hisham Qandil visitou cedo as sedes do Ministério do Interior e do Parlamento, próximas à praça Tahrir e em cujas imediações houve choques.

Em Suez, voluntários e membros de partidos políticos se desdobraram em diferentes pontos da cidade para proteger as instituições e os estabelecimentos comerciais, informou a Mena. Nessa cidade, os presos de uma delegacia fugiram depois que manifestantes conseguiram entrar nela, segundo a versão digital do jornal estatal Al-Ahram.

Os choques começaram na sexta-feira passada em várias províncias do país por ocasião da comemoração do segundo aniversário da revolução que derrubou o regime de Hosni Mubarak. Esses distúrbios começaram depois que um tribunal recomendou aplicar a pena de morte a 21 acusados de participar do massacre do estádio em Port Said, no dia 1º de fevereiro, na qual morreram 74 pessoas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade