PUBLICIDADE

África

Boko Haram sequestra centenas em cidade do norte da Nigéria, dizem moradores

24 mar 2015 - 17h41
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes do Boko Haram sequestraram mais de 400 mulheres e crianças de Damasak, cidade do norte da Nigéria libertada este mês por tropas do Níger e do Chade, relataram moradores nesta terça-feira.

Não houve confirmação oficial da cifra de imediato, mas o grupo islâmico já realizou raptos em massa antes. Em abril do ano passado, o Boko Haram sequestrou quase 300 alunas na região, despertando revolta e atenção mundiais para a insurgência de seis anos dos militantes.

“Eles levaram 506 mulheres jovens e crianças (de Damasak). Mataram cerca de 50 delas antes de irem”, declarou à Reuters um comerciante chamado Souleymane Ali na cidade. “Não sabemos se eles mataram outras depois que partiram, mas levaram o resto com eles”.

Na semana passada, soldados do Níger e do Chade encontraram os corpos de pelo menos 70 pessoas em um aparente local de execuções sob uma ponte que parte de Damasak, onde as ruas ficaram cobertas de destroços e carros incendiados após os combates.

Ali contou que sua esposa e três de suas filhas estão entre as reféns.

“Duas delas deviam se casar este ano. (O Boko Haram) disse ‘elas são escravas, estamos levando-as conosco porque elas nos pertencem’”, declarou.

Uma moradora de 40 anos que se identificou como Fana disse que os combatentes reuniram as reféns na mesquita principal da cidade antes de levá-las e que salvou suas duas crianças escondendo-as em casa.

O Boko Haram quer estabelecer um califado no norte nigeriano. O agravamento da violência obrigou o adiamento das eleições planejadas para o mês passado no país mais populoso da África. 

(Por Joe Penney)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade