PUBLICIDADE

África

Boko Haram mata ao menos 43 pessoas na Nigéria, dizem testemunhas

26 mai 2015 - 15h44
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes do Boko Haram mataram pelo menos 43 pessoas em um ataque de cinco horas à cidade de Gubio, no Estado de Borno, nordeste da Nigéria, disseram testemunhas nesta terça-feira.

Milhares de pessoas morreram e vários milhões foram deslocadas em uma insurgência de seis anos do Boko Haram, que chegou a controlar uma área do tamanho da Bélgica no nordeste do maior produtor de petróleo da África. Mas os insurgentes islâmicos vem perdendo grande parte de suas conquistas em contraofensivas militares.

O último ataque, que uma fonte militar disse que envolveu um comboio de cerca de 50 membros do Boko Haram na invasão a Gubio, durou cerca de cinco horas no sábado à tarde e terminou por volta de 21h30, disse o morador local Malam Yusuf Mohammed, que estimou que mais de 400 casas foram queimadas pelos insurgentes.

"Eles vieram atirando, ameaçando matar todo mundo. Atearam fogo em muitas casas, incendiaram veículos e motos do nosso povo. Perdemos 43 pessoas, incluindo duas crianças", afirmou Abubakar Mondama, líder de um grupo de vigilantes, aos jornalistas.

O Boko Haram foi expulso de quase todo o território capturado após uma série de ofensivas realizada por forças armadas da Nigéria apoiadas pelos vizinhos Chade, Níger e Camarões nos últimos meses.

(Reportagem de Lanre Ola)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade