PUBLICIDADE

África

Atentados deixam ao menos 75 mortos no norte da Nigéria

Ataques seriam de autoria do grupo Boko Haram

23 jul 2014 - 12h29
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Duas explosões mataram mais de 80 pessoas ao norte da Nigéria nesta quarta-feira
Duas explosões mataram mais de 80 pessoas ao norte da Nigéria nesta quarta-feira
Foto: VICTOR ULASI / AFP

Dois atentados deixaram pelo menos 75 mortos na Nigéria, nesta quarta-feira. Ao menos 25 pessoas morreram nesta quarta-feira na cidade de Kaduna, norte da Nigéria, em um atentado suicida provavelmente dirigido contra um clérigo que criticou o grupo armado islamita Boko Haram, informou a polícia.

Uma segunda explosão foi registrada perto de um mercado também em Kaduna, a poucos quilômetros de distância do primeiro atentado. Segundo a Cruz Vermelha, 50 pessoas morreram na explosão, disse a Reuters.

A primeira explosão aconteceu às 12h30 local (8h30 no horário de Brasília), quando o xeque Dahiru Bauchi cumprimentava de dentro de seu veículos os fiéis reunidos para celebrar o fim de uma cerimônia corânica no bairro de Kawo.

"Registramos uma explosão que constitui aparentemente um atentados suicida contra o comboio do xeque Dahiru Bauchi", que saiu ileso, afirmou o chefe da polícia de Kaduna, Umar Shehu. "Por ora, confirmou a morte de 25 pessoas", acrescentou.

Bauchi, assim como a maioria dos líderes muçulmanos, condenou publicamente a violenta insurreição do Boko Haram, que deixou mais de 10.000 mortos no país em cinco anos.

Kaduna, que foi no passado a capital política do norte da Nigéria, foi alvo em 2012 de uma série de atentados suicidas contra igrejas cristãs, o que desencadeou violentos confrontos interétnicos, com centenas de mortos.

Nos últimos doze meses, contudo, a cidade vivia em relativa calma.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade