PUBLICIDADE

África

Atentado em mercado na Nigéria deixa 32 mortos e 80 feridos

17 nov 2015 - 23h50
(atualizado em 18/11/2015 às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Uma explosão na noite desta terça-feira deixou 32 mortos e 80 feridos em um mercado na cidade de Yola, no nordeste da Nigéria, informaram fontes oficiais citadas pela imprensa local. Segundo a polícia do estado de Adamawa, a maior parte das vítimas eram vendedores ou pessoas que passagem pelo local no momento da explosão.

Porta-vozes da Agência Nacional de Emergências e da Cruz Vermelha da Nigéria disseram que a explosão ocorreu em um mercado de frutas e verduras da capital do estado de Adamawa, que estava cheio de pessoas. O atentado foi atribuído aos fundamentalistas islâmicos do grupo Boko Haram, que há anos atacam a área.

Yola é capital do estado de Adamawa, área que concentra as atuações da organização jihadista no país. A última ação na região foi registrada no final de outubro, quando 42 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas.

Neste ano, o Boko Haram matou a cerca de 400 pessoas em mais de 20 de atentados em Maiduguri, a cidade mais importante do nordeste da Nigéria, com cerca de 2 milhões de habitantes e quartel general do exército para enfrentar os islamitas. O grupo, que deseja implantar um regime fundamentalista no país, já matou ao menos 20 mil e causou o deslocamento de 1,5 milhão de pessoas nos últimos seis anos.

Os crimes cometidos por esse grupo fundamentalista na Nigéria e em outros países da região, como Camarões, Chade e Níger, causaram a morte de pelo menos 1.600 civis desde junho, o que situa o número de vítimas mortais em mais de 3.500 em 2015, segundo números da Anistia Internacional (AI).

Com informações da Agência Ansa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade