PUBLICIDADE

África

Ataque suicida deixa vários mortos em mercado do norte da Nigéria

10 jan 2015 - 12h23
Compartilhar

Várias pessoas morreram neste sábado em um ataque suicida com bomba em um popular mercado de Maiduguri, a capital do estado de Borno, no norte do país, uma das zonas mais castigadas pela violência do grupo terrorista Boko Haram.

O porta-voz da polícia de Borno, Gideon Jibrin, confirmou ao jornal nigeriano "Premium Times" o atentado, mas não deu nenhum número de vítimas mortais nem feridos, embora algumas testemunhas tenham apontado pelo menos seis mortos na explosão.

O ataque aconteceu ao 12h20 (local, 201h20 em Brasília), quando o mercado estava lotado. Muitos visitantes saíram correndo e o pânico se apossou de Maiduguri.

De acordo com testemunhas o ataque foi perpetrado por uma menina, de não mais de 10 anos, que levava os explosivos junto ao corpo.

"Seu corpo ficou completamente destroçado", explicou esta fonte, que assinalou que o ataque aconteceu pouco depois de a polícia deter outro suposto terrorista no mesmo local.

Não é a primeira vez que os terroristas atentam neste mercado de Maiduguri. Em 1º de dezembro duas bombas sucessivas causaram pelo menos dez mortos.

A apenas dois dias centenas de pessoas foram assassinadas por Boko Haram no segundo ataque em menos de uma semana à cidade de Baga, também no estado de Borno.

Embora ninguém tenha reivindicado o atentado, todas as suspeitas apontam à milícia radical Boko Haram, cujo nome significa em línguas locais "A educação não islâmica é pecado", e que luta para instaurar um estado islâmico na Nigéria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade