PUBLICIDADE

África

Ataque suicida deixa cerca de 9 mortos no norte do Mali

Combates entre grupos armados pelo controle de Tabankort ocorreram várias vezes neste mês

28 jan 2015 - 15h11
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Viol&ecirc;ncia se intensifica no pa&iacute;s da &Aacute;frica Ocidental.</p>
Violência se intensifica no país da África Ocidental.
Foto: Joe Penney / Reuters

Um ataque suicida perto da cidade disputada de Tabankort, no Mali, matou pelo menos 9 pessoas durante a noite, disseram fontes rebeldes tuaregues nesta quarta-feira, num momento em que a violência se intensifica no país da África Ocidental.

O fraco governo central de Bamako está lutando para restaurar sua autoridade sobre as regiões do norte, onde operam grupos armados, além de insurgentes islâmicos ligados à Al Qaeda que ocuparam brevemente o local em 2012.

Os combates entre grupos armados pelo controle de Tabankort ocorreram várias vezes neste mês, o que levou a missão de paz da Organização das Nações Unidas, a Minusma, a realizar ataques aéreos contra as forças rebeldes tuaregues.

Herói muçulmano dos ataques em Paris vira cidadão francês:

"Os homens-bomba saíram de Tabankort na noite passada e se explodiram quando eles chegaram a um batalhão do MNLA", disse Mossa Ag Attaher, porta-voz do principal grupo rebelde tuaregue MNLA, acrescentando que 12 pessoas haviam sido mortas.

Duas outras fontes rebeldes afirmaram que entre 9 e 13 pessoas morreram no ataque e nos confrontos subsequentes, que, segundo eles, opuseram uma coalizão de separatistas e uma milícia pró-governo que incluía membros do grupo MAA, de árabes do Mali.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade